top of page

Entrevista com RP Taís Oliveira

Relações Públicas é uma das carreiras mais abrangentes do mercado de trabalho, o profissional trabalha promovendo, planejando e valorizando uma marca, organização ou indivíduo. Que pode ser executada como eventos, estratégias ou até mesmo assessoria de imprensa.

No entanto, os estudantes têm muita dificuldade para se direcionar na área, principalmente saber por onde começar e quais são os desafios iniciais. Ainda restam dúvidas, sobretudo, da parte prática da profissão.

Afim de esclarecer essas dúvidas e trazer um pouco da experiência profissional e do próprio dia-dia de um Relações Públicas, o blog Comunicação com C deu uma entrevista exclusiva com a RP Taís Oliveira, que é formada pela FAPCOM, com uma excelente bagagem profissional na área e co-fundadora do blog “Versátil RP”.

Ela nos conta como escolheu a profissão, sua trajetória, planos e dicas para o futuro profissional de RP.

Boa leitura!

Na área da comunicação têm diversos setores, o que te levou a escolher especificamente o curso de Relações Públicas?

- Quando eu estava escolhendo eu me interessei por todas as habilitações, de verdade. Mas fiz uma comparação entre gostos pessoais, mercado de trabalho, disciplinas de cada curso e minhas habilidades, então escolhi RP.

Após concluir o curso de RP, você fez extensão em Mídias Sociais e Filosofia, esta escolha veio decorrente de um interesse/gosto particular ou você viu como uma maneira de crescimento em seu ambiente profissional?

- Dos dois. Na época eu trabalhava com planejamento em mídias sociais e atendia marcas de segmentos e públicos diferentes, então vi na extensão uma possibilidade de expandir e aprender novas maneiras de analisar comportamentos nas mídias sociais. E é uma área (a internet) que eu tenho interesse desde jovem, mesmo antes de estudar comunicação. Então, qualquer curso que envolva internet vou querer me aventurar (risos).

Atualmente você trabalha em um e-commerce, conte-nos um pouco sobre a empresa e sua trajetória profissional.

- É uma empresa familiar, logo pequena e nos moldes "todos fazem tudo", então além dos processos de comunicação da marca também atendo cliente, fotografo modelos, edito fotos, crio conteúdo para as mídias sociais, lido com processos administrativos e assim por diante. A frase que rege o Versátil RP é "generalista e especialista como um profissional de RP" e nessa experiência tenho visto isso na prática. Anteriormente grande parte da minha experiência profissional foi em mídias sociais, seja criando conteúdo ou coordenando todo o processo de gestão online.

Você faz parte da equipe do blog Versátil RP, como surgiu essa oportunidade e como é gerenciar um grande canal brasileiro de

comunicação?

- O Diego e eu criamos o VRP em 2009 quando ainda éramos estudantes. A ideia era criar uma maneira de continuar estudando e conhecendo pessoas da área. A cada ano fomos conquistando um espaço bacana entre os projetos de RP e hoje contamos com uma equipe de voluntários, editorias, provocações e muitos projetos pra tirar do papel. Eu tenho muito orgulho desse projeto e de conseguir envolver tanta gente legal nele e de despertar a admiração de jovens estudantes.

Quais são suas dicas mais importantes para um profissional de RP que está entrando agora no mercado de trabalho?

- Experimente muitas áreas pra descobrir o que você não gosta, depois encontrar o que você gosta vai ficar mais fácil. Além do básico: vá mais longe do que a sala de aula, vá a eventos, conheça pessoas, leia muito, estude línguas, etc.

Como você vê o mercado de RP daqui alguns anos?

- Vejo um mercado que cresce e amadurece a cada ano, pois as organizações já perceberam que é necessário criar laços e relacionamentos com seus públicos e RP é a melhor ferramenta para essas tarefas. É óbvio que também é uma área com problemas, muitos aliás, mas qual não tem, não é mesmo?

Qual é o principal conceito que um profissional de Relações Públicas deve ter neste cenário atual, em que os meios de comunicação estão em constante mudança?

- Creio que o conceito de análise de público e, preferencialmente, além de uma análise meramente classificatória. As mudanças nos meios de comunicação e na sociedade alteram a percepção e visão de mundo das pessoas, e saber lidar com isso é extremamente necessário para manter uma relação harmoniosa e ética.

Qual é sua filosofia de vida?

- Minha filosofia de vida se baseia em poder usar do meu conhecimento e minha profissão para auxiliar pessoas e organizações a agir na sociedade de maneira coerente, equilibrada, ética e saudável.

Quais são seus próximos passos?

- Pretendo ingressar no mestrado de ciências sociais pesquisando afro-empreendedorismo, empreendedorismo feminino ou a economia das periferias, ainda não escolhi (risos).

MEUS POSTS DESTACADOS

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

SIGA:

  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

FICO SEMPRE CONTENTE

EM CONHECER MEUS LEITORES E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS E IDEIAS 

 

ME ESCREVA! 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page